sábado, 14 de agosto de 2010

O problema

Saudações
Tenho uma Honda XRE e pretendia colocar faróis auxiliares para o off road noturno. Postei uma discussão sobre esse assunto em Farolete da XRE.
Passo a relatar como consegui colocar esses faróis sem precisar fazer alterações no alternador da moto:
  • Analisando a potência do alternador descobri que não seria possível utilizar lâmpadas comuns 55W (H3);
  • Mesmo as lâmpadas 35W (H4) poderiam sobrecarregar o alternador. Ainda que optasse por utilizar duas lâmpadas 35W, não consegui encontrar faróis auxiliares (pequenos) que comportassem esse tipo de lâmpada;
  • Descobri no Mercado Livre algumas lâmpadas de led de 10W que produziam 900 lumens. Sendo que uma lâmpada de 55W produz por volta de 1000 lumens, os 10W dos leds (R$ 30,00 cada, mas, pedindo de fora do país, tem por $10,00) eram uma excelente saída;


Problema seguinte: como utilizar esses leds na minha moto?

  • Comprei também no Mercado Livre dois faróis auxiliares pretos de 9cm de diâmetro;
  • Procurei na Internet como fazer um driver para led e encontrei um modelo utilizando um LM317 para garantir a corrente de 1A controlada (Circuito de controle de corrente);
  • Adaptei um dissipador no interior do farol auxiliar e ajustei o Led sobre o mesmo dissipador conectado à carcacha do farolete;
  • O resultado, que pode ser conferido abaixo, foi um jogo de faróis auxiliares que me proporcionaram um aumento substancial na luminosidade noturna da moto. Agora posso andar por estradas sem iluminação alguma. Utilizo farol alto e ligo os auxiliares: iluminação total, utilizando apenas 30W (5W em cada farol são perdidos pelo driver).

3 comentários:

  1. Parabens ficou muito legal tenho uma bros nxr 150 e ja coloquei alguns led mais uso direto da bateria como vc fez a instalação vc tem fotos? será que daria para a minha moto

    ResponderExcluir
  2. Fala cara,tudo bem?

    Achei teu blog pelo post no fórum XRE. Não sou cadastrado lá então te pergunto aqui.

    1 - Dissipador: Você mandou fazer? Comprou pronto? Maiores detalhes (medidas, material, etc.)? Não consegui visualizar nas fotos como você fixou o dissipador no farol. O dissipador vai por trás do led, não é?
    2 - Suportes para afixar o farol no mata-cachorro? Como fez? Furou direto no mata-cachorro?
    3 - Maiores detalhes do processo de montagem seriam bem úteis.

    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito dessa ideia
    tenho uma xre quase igual
    a minha tem a bolha frontal
    voce pode mandar pra mim a referencia do led?
    qual a voltagem de trabalho do led?
    tenho uma lanterna tatica com led q5 dá pra usar em 12v?
    paulaoprg@hotmail.com
    grato pela atenção

    ResponderExcluir